O que é Saúde Mental
Saúde Mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é um estado complexo de bem estar físico, mental e social. Não consiste apenas na ausência de qualquer tipo de doença ou transtorno, mas sim na habilidade de conseguir lidar com o estresse, conflitos, tensões e emoções negativas cotidianas de forma saudável. Indivíduos que possuem uma boa saúde mental são melhores em se conectar com outras pessoas e possuem melhores níveis de enfrentamento para lidar com situações complexas. Saúde mental é parte fundamental da nossa saúde geral e um direito humano básico.
Por que a Saúde Mental é um fator importante para uma boa qualidade de vida?
– Construção e manutenção de relacionamentos positivos;
– Senso de pertencimento e empatia pelos outros;
– Escolhas saudáveis;
– Aprendizagem de novas habilidades;
– Adaptações às mudanças e novas ideias;
– Compreensão e gerenciamento de emoções;
– Identificação e compreensão de habilidades individuais;
– Identificação de um propósito na vida;
– Bem estar pessoal e social.
É importante lembrar que a Saúde Mental é um continumm, ou seja, não é um conceito binário de: saudável ou não saudável. As nossas experiências vão desde um estado ótimo de bem-estar a estados de intenso sofrimento emocional, tendo um conjunto de outros estados intermediários.
Em todos esses estados, o bem-estar ou sofrimento emocional são expressados de maneiras diferentes a depender do contexto de vida e dos desafios encontrados, com variados níveis de angústia e possibilidades de resolução de problemas. Justamente por ser um continumm, ter um diagnóstico de Transtorno Mental não necessariamente significa não ter uma boa saúde mental, visto que existem diferentes fatores desencadeadores e mantenedores do sofrimento emocional, assim como diferentes momentos de tratamento e remissão dos sintomas.
O que são os Transtornos Mentais? Diagnóstico e Tratamento.
Transtornos mentais, de acordo com o Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), são síndromes com prejuízos clinicamente significativos, que afetam os indivíduos a nível cognitivo, emocional e comportamental. O diagnóstico de Transtornos Mentais é complexo, multifatorial, depende de um conjunto de critérios específicos, devendo ser realizado por um profissional de saúde mental. O tratamento, também complexo, é feito de forma conjunta por um psicólogo e psiquiatra, apresentando momentos de menor e maior intensificação dos sintomas, podendo obter a remissão destes.
Infelizmente, o preconceito e a falta de informação sobre os Transtornos Mentais ainda fazem com que grande parte das pessoas em sofrimento emocional não busquem ajuda, gerando prejuízos para a qualidade de vida, bem estar e relações sociais. Porém, uma das formas de combater esse preconceito é justamente falando e explicando sobre o tema.
Como promover uma boa saúde mental?
1. Aprenda a lidar com as suas emoções
A forma como lidamos com nossas emoções pode evitar ou contribuir para um sofrimento emocional e para o desenvolvimento de um transtorno mental.
– Identifique sua emoção negativa (aquela que lhe gera sofrimento).
– Não aja no impulso de sua emoção. Pare o que estiver fazendo e se observe.
– Aceite como está se sentindo. Não se julgue! Não podemos controlar as emoções, mas podemos controlar como vamos lidar com elas.
– Pense em possibilidade de ação. Quais seriam as formas de lidar com tal emoção?
2. Promova o seu autoconhecimento
Quanto mais nos conhecemos, mais direcionamentos o nosso comportamento para aquilo que nos faz bem!
– Faça uma lista de coisas e atividades prazerosas para você.
– Insira ao menos uma dessas atividades durante a semana. Você não precisa esperar o final de semana para ser feliz.
A Saúde Mental está diretamente relacionada a forma como cuidamos do nosso corpo. Se estamos preocupados ou ansiosos isso reflete no nosso corpo em forma de, por exemplo, coração acelerado, dificuldade de concentração, dores no corpo. Da mesma forma, podemos utilizar o cuidado com o nosso corpo para amenizar sintomas psicológicos!
– Promova uma rotina saudável de alimentação.
– Cuide da qualidade do seu sono.
– Promova momentos de autocuidado.
– Pratique exercícios de respiração e relaxamento.
4. Estabeleça relações saudáveis
5. Lembre-se: Você não está sozinho!
Aqui no Clude temos uma equipe de psicólogos e psiquiatras disponíveis para cuidar de você!
Acesse já e seja um Cluder você também!
www.clude.com.br
Referências:
World Health Organization. (2022). World mental health report: transforming mental health for all: executive summary. In World mental health report: transforming mental health for all: executive summary.
American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora