A nutrologia trata-se da especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar problemas de saúde relacionados aos hábitos alimentares dos pacientes. O profissional habilitado a exercer essa especialidade médica é o nutrólogo, o qual deve ser graduado em medicina e, posteriormente, especializar-se em nutrologia.
Muitas pessoas confundem o nutrólogo com o nutricionista, no entanto, apesar de parecidos, esses profissionais atuam de forma distinta, mas complementar.
Como o nutrólogo possui formação em medicina, ele está apto a identificar doenças relacionadas ao comportamento alimentar, receitar os medicamentos adequados para o tratamento, avaliar a interrelações entre nutrientes-nutrientes e nutrientes-medicamentos, prescrever dietas e solicitar exames de maior complexidade, se comparados aos exames demandados pelos nutricionistas.
Já que o nutricionista não é graduado em medicina, ele está habilitado apenas a prescrever dietas para fins estéticos ou de saúde e realizar o acompanhamento do paciente durante a transição de hábitos alimentares.
Portanto, enquanto o nutrólogo foca o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar, o nutricionista se concentra em auxiliar o paciente especificamente no que diz respeito à adaptação à nova condição alimentar.
O nutrólogo, além de se especializar em nutrologia, pode realizar subespecializações posteriormente, tais como nutrologia geriátrica, neurológica, cardíaca, dermatológica, obstetrícia, ginecológica e em doenças infectoparasitárias.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre nutrologia, veja o que o nutrólogo faz na consulta e as principais patologias tratadas por esse profissional a seguir. Boa leitura!
O que o nutrólogo faz na consulta?
Assim como ocorre nas demais especialidades médicas, caso seja a primeira consulta com o nutrólogo, ele irá preencher a ficha anamnese a partir das informações prestadas pelo paciente ao longo da primeira entrevista e também por meio da verificação do histórico de exames já realizados e que possam fornecer dados sobre o estado de saúde do paciente.
Dentre as informações que ele poderá solicitar, podemos mencionar o histórico de doenças familiares, se o paciente faz uso de medicamentos de uso contínuo e quais são eles, hábitos alimentares, principais queixas, dentre outras informações que o nutrólogo julgar importantes.
Além de avaliar os exames realizados previamente, caso o paciente os tenha, provavelmente o médico irá solicitar exames laboratoriais mais específicos e atuais que poderão auxiliar no diagnóstico. Dentre os exames comumente demandados pelo nutrólogo, podemos destacar:
- dosagem direta ou indireta de vitaminas e minerais no organismo;
- exame coprológico funcional;
- teste de tolerância à lactose;
- TSH;
- glicose;
- dosagem da creatinina sanguínea;
- ácido úrico;
- perfil lipídico, dentre outros.
Além disso, o nutrólogo realiza o exame de bioimpedância no próprio consultório, o qual é realizado por meio de uma balança específica que emite corrente elétrica no corpo do paciente, a fim de avaliar:
- peso;
- taxa metabólica basal;
- relação cintura/quadril;
- obesidade oculta;
- índice de massa corporal (IMC);
- percentual de gordura corporal;
- quantidade de água presente no organismo do paciente.
Após a avaliação do resultado de todos os exames, o nutrólogo poderá fornecer um diagnóstico e tratamento adequado ao paciente, bem como encaminhá-lo ao nutricionista caso julgue necessário.
As principais patologias tratadas na nutrologia
Os problemas de saúde frequentemente diagnosticados e tratados pelo nutrólogo são:
- obesidade;
- desnutrição;
- transtornos alimentares;
- intolerância alimentar;
- esteatose hepática não alcóolica;
- anemia;
- diabetes;
- hipertensão;
- aterosclerose, dentre outros.
Sendo assim, caso você identifique algum sintoma relacionado a esses problemas de saúde, é recomendável consultar o nutrólogo. Além disso, se você está realizando uma transição alimentar para uma dieta vegetariana ou vegana ou pratica esportes de forma profissional, também é importante procurar um nutrólogo.
Como o Clude pode ajudar?
Agora que você sabe o que o nutrólogo faz na consulta, talvez tenha percebido que precisa ser avaliado por esse profissional. Se você não possui plano de saúde e tempo para conseguir uma consulta a partir da rede pública de saúde, não se preocupe, pois o Clude pode ajudá-lo!
Ao contratar o cartão de saúde 360° do Clude, você tem acesso a desconto em procedimentos médicos, consultas, exames e medicamentos por meio da rede de hospitais, consultórios, clínicas, laboratórios e farmácias credenciadas a partir de R$ 39,90 por mês. Então, o que você está esperando para adquirir o seu cartão e ter acesso a todos esses benefícios e muito mais?