Outubro Rosa: Alimentação e câncer de mama
O câncer de mama hoje em dia acomete muitas mulheres e é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. O câncer não possui uma causa única, existem as causas, como por exemplo a genética, hormônios e existe os riscos externos, como a alimentação e hábitos de vida, que são modificáveis.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 80% dos casos de câncer são associados fatores externos, a alimentação e a nutrição inadequadas são a segunda causa de câncer!
Segue abaixo 6 dicas primordiais na prevenção do câncer de mama:
- Aumente o consumo de vegetais como frutas, legumes e verduras, no mínimo 5 porções/dia. Leguminosas como feijões, lentilha e ervilha, de 1 a 2 porções/dia. Oleaginosas como as castanhas e nozes, 1 porção/dia.
- Nas refeições principais como almoço e jantar, as carnes devem ocupar apenas 1/3 do prato. Deve ser evitado o consumo de embutidos e processados como, linguiça, salame, salsicha, presunto, toucinho.
- Evite o excesso de sal e alimentos processados com muito sódio em sua composição, como por exemplo, sopas, molhos e temperos prontos, alimentos enlatados e congelados.
- Evite o consumo de alimentos e bebidas açucaradas que possuem alto valor energético, como por exemplo, refrigerantes, sucos industrializados, balas, biscoitos recheados, salgadinhos, fast-food, etc. Esses alimentos são ricos em carboidratos, gorduras e até mesmo aditivos alimentares.
- Evite o excesso de peso e de gordura corporal! A manutenção de um peso saudável ao longo da vida pode ser uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer, além de também proteger contra diversas outras doenças crônicas comuns.
- Pratique atividade física! Se manter ativo além de auxiliar no controle do peso corporal, promove diversos outros benefícios a saúde.
Nós do Clude temos disponíveis nutricionistas para você equilibrar sua dieta com o momento da sua vida, com atendimento personalizado.
Saiba mais em www.clude.com.br
Seja um Cluder, agora mesmo!