Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Detectar Cedo: A Arma Contra o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos, anormalidades estas causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula.

Estatística

O câncer de mama é um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil, responsável pelo câncer mais recorrente no sexo feminino. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para contribuir na redução do estágio de apresentação do câncer, além de contribuir para a redução da mortalidade populacional.

Diagnóstico precoce

As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama, com o objetivo de identificar alterações sugestivas de câncer e encaminhar as mulheres com resultados anormais para investigação diagnóstica) (WHO, 2007; INCA, 2021).

Sinais e sintomas

A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer (WHO, 2007). Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama como presença de qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos; nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos que persistem por mais de um ciclo menstrual; aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja; linfonodos palpáveis na axila ou no pescoço; secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde tanto na atenção primária quanto nos serviços de referência para investigação diagnóstica.

Importância do exame com um profissional

Em suma, essa estratégia de conscientização destaca a importância do diagnóstico precoce e busca orientar a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais suspeitos de câncer de mama.

O autoexame não substitui o exame clínico do profissional de saúde, pois não identifica lesões pré-malignas, lesões muito pequenas, antes de se tornarem câncer, propriamente dito, ou seja, não consegue descobrir as lesões quando elas podem ser tratadas mais facilmente. Portanto, é fundamental detectar sinais e sintomas de forma precoce e, se perceber alguma alteração, busque o serviço de saúde rapidamente!

Diagnóstico precoce salva vidas! 

REFERÊNCIAS 

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/acoes/deteccao-precoce  

https://www.saude.mg.gov.br/saudedamulher 

https://www.febrasgo.org.br/pt/femina/item/1725-revista-femina-2023-vol-51-n-7 

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.