Telemedicina cardiológica é a união de dois conceitos: telemedicina e cardiologia. Essa modalidade de atendimento médico ocorre a distância, mediado pelo uso de tecnologias, como plataformas de videoconferências e telefone.
Já a cardiologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças que acometem o coração e o sistema circulatório. Portanto, a telemedicina cardiológica é uma consulta online com um médico cardiologista.
Diante do que foi exposto, você deve estar se perguntando: uma doença que acomete o coração ou o sistema circulatório pode ser diagnosticada e tratada a distância? A resposta para esse questionamento é sim!
Além disso, muitas vezes, o tratamento medicamentoso pode ser ministrado em casa sem a necessidade de intervenções mais invasivas. No entanto, caso necessite de internação, o médico avisa o paciente.
Leia mais: 4 motivos para se consultar com um cardiologista
Quais são as principais doenças que podem ser tratadas a distância por um cardiologista?
1. Hipertensão arterial
Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial ocorre quando a pressão arterial está acima de 140/90 mmHg, pois o normal é 120/80 mmHg. Esse problema de saúde tende a aparecer conforme a idade aumenta e, na maioria das vezes, é assintomático. Contudo, alguns sintomas podem surgir, como:
- Dor no peito;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Visão turva;
- Zumbido no ouvido.
A hipertensão arterial pode desencadear outros problemas de saúde, como o acidente vascular cerebral (AVC). Desse modo, o diagnóstico precoce é fundamental. Por fim, quanto ao tratamento, é recomendável reduzir o consumo de sal, praticar atividade física frequentemente e fazer uso de medicamentos que controlam a pressão.
2. Insuficiência cardíaca
Essa doença ocorre quando o coração passa a não bombear sangue para o corpo de forma adequada, o que causa acúmulo de fluídos em determinadas partes, como pulmões e pernas. Já os sintomas são geralmente leves, podendo comprometer a identificação do paciente de que algo não está bem em sua saúde. Entre os principais, podemos destacar:
- Falta de ar e problemas para dormir;
- Inchaço nos pés, pernas e abdômen;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Tosse com muco;
- Memória prejudicada.
O tratamento depende da gravidade do problema. Casos mais leves podem ser tratados a partir da redução do consumo de sal e de líquidos e de medicamentos prescritos pelo médico, bem como a aplicação de um desfibrilador ou marca-passo em casos mais graves.
3. Diabetes mellitus
Como a diabetes aumenta o risco de doenças cardiovasculares, tendo em vista que a doença acarreta a formação de coágulos, que causam obstrução da artéria, o que pode resultar em infarto ou AVC, essa é mais uma doença que pode ser tratada pelo cardiologista.
A diabetes mellitus ocorre quando o organismo passa a produzir insulina em quantidade insuficiente. A sua origem é genética e pode ser influenciada por maus hábitos alimentares, como alto consumo de açúcares e gorduras, e pela falta de atividade física.
A diabetes mellitus não possui cura, mas há maneiras de controlá-la por meio de melhores hábitos alimentares, prática de atividades físicas, medicamentos e aplicação de insulina.
Quando realizar uma consulta online com um cardiologista?
Caso você já tenha alguma doença cardiológica que necessite de monitoramento, é necessário visitar o cardiologista anualmente para realizar exames de rotina. No entanto, se não tiver nenhuma doença e perceber algum sintoma dentre aqueles destacados acima, é necessário visitar o clínico geral, que fará uma avaliação preliminar e encaminhará você para o especialista adequado, que pode ser o cardiologista. Além disso, é necessário visitar o clínico anualmente para obter o diagnóstico precoce de doenças – e essa consulta também pode ser realizada via telemedicina.
Onde encontrar um cardiologista barato?
O Clude é uma alternativa ao plano de saúde, pois dispõe de um programa completo de saúde que possibilita realizar consultas com diversos especialistas a partir de R$ 35. Essa é uma excelente maneira para encontrar um cardiologista barato!
Leia também: O que se faz em uma consulta com o cardiologista?